É interessante notar a forte ligação existente entre a Família Real Portuguesa e a Família Imperial Brasileira.
Ambas as Famílias ligam-se em decorrência de um mesmo consórcio, a união de Dom João VI e Dona Carlota Joaquina, soberanos do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
O Chefe da Casa Real Portuguesa, S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança, bisneto do Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Miguel I de Portugal (por parte paterna) e tetraneto do Rei Dom Pedro IV de Portugal, Imperador Dom Pedro I do Brasil (por parte materna), é o resultado da união dos dois ramos da Casa de Bragança.
Seu Pai, o 23.º Duque de Bragança, O senhor Dom Duarte Nuno, neto de Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Miguel I de Portugal.
Sua Mãe, A Senhora Dona Maria Francisca de Orléans e Bragança, Princesa do Brasil, ramo de Petrópolis, trineta de Dom Pedro I, Imperador Constitucional, e defensor perpetuo do Império do Brasil, Rei Dom Pedro IV de Portugal.
S.A.R. Dom Duarte Pio Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa é primo em terceiro grau de S.A.I.R. Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial Brasileira.
O Chefe da Casa Real Portuguesa, S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança é filho do Duque de Bragança, Dom Duarte Nuno, neto de D. Miguel I, Rei de Portugal.
S.A.R. D. Duarte Pio Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa é primo em terceiro grau de S.A.I.R. D. Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial Brasileira.