A monarquia é, hoje, a forma a de governo de 51 nações em todo o mundo e existem ainda outras 37 monarquias sub-nacionais (dentro de outros estados independentes não monárquicos). O termo “monarquia”, entretanto, não designa um único sistema político ou a mesma forma de governo em todos os países, mas sim, reflecte a cultura política de cada povo no governo de sua nação.
Assim, temos: Andorra é um co-principado onde dois regentes dividem igualmente a função de regente sendo que nenhum deles é hereditário. Um é o Bispo de Urgel, na Espanha, nomeado pelo Papa. O outro é o presidente eleito da república da França. Cinco destas monarquias não são hereditárias, mas sim, electivas. Na Malásia, nos Emirados Árabes Unidos e no Camboja o monarca é eleito entre os membros da nobreza sendo que, na Malásia, o sultão reina por um “mandato” de cinco anos. No Kuwait, o emir deve ser ratificado por voto do parlamento. No Vaticano, o papa é eleito pelo Sacro Colégio dos Cardeais, que são bispos da igreja católica com direito a voto. Duas mulheres (as rainhas Elizabeth II da Inglaterra e Margareth II da Dinamarca) são soberanas de quase metade das monarquias actuais (21 de 51).
As monarquias atuais estão assim distribuídas por continente:
- África (3 monarquias): Lesoto, Marrocos, Suazilândia.
- Américas (14 monarquias): Antigua e Barbuda, Aruba (Países Baixos) , Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Curação (Países Baixos) , Granada, Gronelândia, Jamaica, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, São Martinho (Países Baixos), Santa Lúcia.
- Ásia (13 monarquias): Arabia Saudita, Bahrein, Brunei, Butão, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Japão, Jordânia, Kuwait, Malásia, Omã, Qatar, Tailândia.
- Europa (16 monarquias): Andorra, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia (Reino Unido), Holanda (Países Baixos), Liechtenstein, Luxemburgo, Ilhas Faroé, Inglaterra (Reino Unido), Irlanda do Norte (Reino Unido), Luxemburgo, Mónaco, Noruega, País de Gales (Reino Unido), Suécia, Vaticano.
- Oceania (5 monarquias): Austrália, Nova Zelândia, Papúa – Nova Guiné, Samoa Ocidental, Tonga.
Estas 51 nações são governadas por 18 reis/rainhas, 3 emires, 2 sultões, 2 príncipes, 2 co-príncipes, 1 grão-duque, 1 imperador e 1 papa.
Não é possível precisar o número exacto de de casas reais ou herdeiros de uma ex-monarquia que reivindicam o trono hoje pelo mundo. Mas pelo que é possível se obter informações, 48 herdeiros de casas reais ou de regimes monárquicos reivindicam o trono de suas nações hoje em dia. Além destes, há ainda outras 34 monarquias sub-nacionais, o que significa que, no futuro, podemos ter de volta 133 monarquias pelo mundo.
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
CASAS REINANTES
Reino dos Países Baixos: Holanda, Aruba, Curaçao e São Martinho
Casa Real de Eswatini / Suazilândia
Casa Real do Sultanato de Omã
Casa Real dos Emiratos Árabes Unidos
++++++++++++++++++++
CASAS DINÁSTICAS
Casa Imperial da Áustria e Hungria
Casa Imperial da Prússia, Alemanha
Casa do Ducado da Baviera, Alemanha
Casa do Ducado de Anhalt, Ascânia, Alemanha
Casa do Grã-Ducado de Baden, Alemanha
Casa do Reino de Hanôver, Alemanha
Casa do Principado de Hohenzollern, Alemanha
Casa Real da Saxónia, Alemanha
Casa Real da Saxónia, Alemanha
Casa do Principado de Schaumburg-Lippe, Alemanha
Casa do Grão-Ducado de Mecklenburg-Strelitz, Alemanha
Casa do Ducado de Saxe-Coburgo-Gotha, Alemanha
Casa Real de Bourbon-Orleans, França
Casa Imperial de Bonaparte, França
Casa Real de Saboia Aosta, Itália
Casa Real de Bourbon Duas Sicílias
Casa Real de Bourbon-Duas Sicílias
Casa Real de Ducal de Bourbon Parma
Casa Real de Ducal de Bourbon-Parma
Casa Real do Sultanato de Zanzibar
Casa Real de Bunyoro-Kitara, Uganda
Casa Real Khosa, Africa do Sul
Casa Real do Rei dos Maoris, Nova Zelândia
Casa Real do Sultanato de Sulu
Casa Real do Afeganistão
Casa Imperial do Vietname
Casa Real da Coreia
Casa Imperial da China