Fundação Meninos de Bissauzinho

FUNDAÇÃO «MENINOS DE BISSAUZINHO», a vertente de solidariedade da APAM, nasceu primeiro como Associação sem Fins Lucrativos em 2016, por escritura pública na Conservatória do Registo Comercial de Viana do Castelo. Como primeiro objectivo promoveu Campanhas de Solidariedade de recolha de brinquedos, livros infantis, roupa e calçado, novos, mais antigos ou pouco usados, destinada às crianças do país africano de expressão portuguesa Guiné-Bissau.

Várias campanhas foram efectuadas, com o seguinte lema :

“Aproveite para fazer uma revisão ao seu armário ou aos brinquedos e livros antigos dos seus filhos e dê-lhes um novo rumo. Aqui fica uma oportunidade para ajudar quem mais precisa.”

Durante os primeiros quatro anos de actividade foram enviados para a Guiné-Bissau cinco contentores, três viaturas, além da construção de uma escola.

Em 2021 foi constituída a FUNDAÇÃO «MENINOS DE BISSAUZINHO», por escritura pública na Conservatória do Registo Comercial de Bissau, Guiné-Bissau, e construída a sua sede social, em Bissauzinho, uma localidade situada a trinta quilómetros de Bissau.

A Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das crianças de Bissauzinho através da educação, da arte, da beneficência e do desporto.

A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Bissau e das delegações em Braga, Viana do Castelo e Rio de Janeiro.

No ano da sua constituição, a Fundação lança o programa PADRINHOS DE AFECTO, com os seguintes objectivos:

– Apoiar crianças e jovens através do apadrinhamento das mesmas;

– Ajudar à subsistência das casas que acolhem crianças e jovens;

– Criar a possibilidade destas crianças e jovens sentirem que há alguém que, à semelhança de uma “mãe e pai pequeninos” – os padrinhos – se preocupa com eles, deseja vê-los crescer bem e que por eles tem grande estima;

– Proporcionar um desenvolvimento pessoal e social mais saudável a estas crianças e jovens;

– Possibilitar o exercício de acções de solidariedade social, por parte dos benfeitores, de uma forma concreta e que dignifiquem cada pessoa.

Apresentação, no Palácio Presidencial em Bissau, de “Meninos de Bissauzinho” a Sua Excelência o Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau Dr. José Mário Vaz. [27 de Julho de 2016]
Reunião com Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. José Camenate, Bispo de Bissau, para apresentação de cumprimentos da ONG Meninos de Bissauzinho. [26 de Julho de 2016]

Jantar de Reis 2017, realizado no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, contou com a presença de S.A.R. o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, de S.M. o Rei Yuhi VI do Ruanda, e de S.A.R. a Princesa Owana Salazar do Havai.

As nossas crianças

Sede Social da Fundação Meninos de Bissauzinho, na Guiné-Bissau.