Medalha comemorativa do 150.º Aniversário do Real Sociedade Club Gymnastico Portuguez

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO REAL COMEMORATIVA DO SESQUICENTENÁRIO DA REAL SOCIEDADE CLUB GYMNASTICO PORTUGUEZ

Medalha D. Luiz I

A Real Sociedade Club Gymnastico Portuguez, fundada no dia 31 de Outubro de 1868 na cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro, no Brasil, por iniciativa de dois irmãos portugueses, João José Ferreira da Costa e António José Ferreira da Costa, sediada num edifício em estilo art déco na Av. Graça Aranha 187, no centro da cidade, tem como objectivo, segundo sua página oficial, “dinamizar as atividades esportivas, artísticas, culturais e sociais, promovendo a integração da Comunidade Luso-Brasileira”.

A data escolhida para a fundação, 31 de Outubro de 1868, coincidiu com o aniversário do rei D. Luís I de Portugal. Foi agraciada a 9 de Novembro de 1876 por Sua Majestade Fidelíssima El Rei de Portugal D. Luiz I com o Título de “Real Sociedade”.

No dia 13 de Setembro de 1883 o clube recebeu na sua sede social a visita de Sua Majestade Imperial, Dom Pedro II, Por Graça de Deus, e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

A 5 de Novembro de 1947 foi feito Grande-Oficial da Ordem de Benemerência, a 17 de Maio de 1958 foi elevado a Grã-Cruz da mesma Ordem, a 6 de Junho de 1968 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal e a 12 de Dezembro de 1984 foi feito Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública de Portugal.