16 de setembro de 1837 – D. Pedro V “O Rei Serviço”

D. PEDRO V, O BEM AMADO

Neste dia, em 1837, nascia e no mesmo dia, em 1855, era aclamado Rei. Rei aos 16 anos, muito apoiado por seu Pai, regente, D. Fernando II, aos 18 é aclamado, de facto.

E foi rei até morrer de doença, (alguns falaram em envenenamento), com apenas 24 anos, e um intenso serviço. Não assinava nada, sem conhecer um tema na sua maior profundidade.

Um monarca de total entrega aos seus portugueses, e ao reino, não poucas vezes sem a exposição ao perigo da doença, das epidemias. Não “se preservou” na distância dos seu palácios. Antes, acompanhou o Reino, e o Povo, exaustivamente.

D. Pedro V está, a nosso ver, mal divulgado. Não obstante a sua idade, ou até por isso, os portugueses haviam de saber quem foi este grande Rei, que a eles se entregou, num período complicado, com total abnegação. Por isso foi conhecido por “o muito amado”, ou “o esperançoso”. Acrescentaríamos, “O Rei Serviço”.

Estamos convencido de que se apercebeu claramente das fraquezas do regime liberal, e por isso tanto se empenhou em ser um Rei interventivo. Impressionante, como em apenas 6 anos de reinado de facto, deixou tão indelével assinatura. Pensamos que os Historiadores, os professores de História, deviam dar relevo mais marcante a este incansável servidor da Pátria e do seu amado Povo!