14 de Outubro de 1847: Nasce o escultor Soares dos Reis

14 de Outubro de 1847 – Nasce o escultor Soares dos Reis, autor de “O Desterrado”.

Considerado um dos maiores escultores portugueses do séc. XIX, António Manuel Soares dos Reis nasceu há 175 anos na freguesia de S. Cristóvão de Mafamude, Vila Nova de Gaia.

Desde cedo se fizeram notar os seus dotes artísticos. Foi com 14 anos para a Academia Portuense de Belas Artes, seguindo depois para Paris e Roma. Foi nesta última cidade que executou uma das suas obras mais emblemáticas “O desterrado”.

Já em Portugal, foi nomeado professor titular da Academia Portuense de Belas Artes, esforçando-se sempre por renovar e impulsionar o ensino da Escultura.

Na imagem, a escultura de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, de sua autoria, na cidade de Guimarães, junto à entrada principal da Colina Sagrada.