19 de Outubro: São Frutuoso

SÃO FRUTUOSO – 19 de outubro

Hoje, Braga recorda uma das grandes personalidades da Alta Idade Média na nossa cidade e região: SÃO FRUTUOSO, mais conhecido devido ao importante monumento de Montélios, cuja averiguação artística e histórica continua a suscitar mistérios.

Bispo de Braga entre os anos 656 e 665 da era cristã, terá nascido na diocese de Astorga, na região de Bierzo. Estudou na Escola da Catedral de Palência. Depois de um tempo de peregrinação e recolhimento, terá fundado inúmeros mosteiros por toda a Galiza, vindo parar ao cenóbio de Dume em 653, do qual foi bispo, ascendendo daí à prelatura bracarense três anos depois, lugar que ocupou até à sua morte em 665.

Fundou um mosteiro em Montélios (Braga), junto do qual construiu uma capela para sua sepultura, que ainda hoje se constitui como um mistério para os investigadores. Na biografia elaborada por S. Valério, é referido que «numa pequena eminência, entre a cidade de Braga e a póvoa de Dume, (São Frutuoso) erigiu um mosteiro de grande nomeada, onde foi inumado o seu santo corpo».

As relíquias de São Frutuoso foram roubadas pelo Arcebispo de Santiago de Compostela em 1102, e apenas foram devolvidas em 1966!