
DIA INTERNACIONAL DO CHÁ
Bebida mundialmente conhecida, originária da Ásia. Foram os portugueses um dos primeiros europeus a contactar com a bebida e a introduzi-la na Europa, mas foram os holandeses, e depois ingleses, quem a comercializaram em larga escala neste continente.
Hoje o chá é muito associado à cultura inglesa, com o conhecido “chá das cinco” (five o’clock tea), porém, foi uma princesa portuguesa a responsável pela ampla difusão do hábito de beber chá em Inglaterra.
D. Catarina de Bragança, filha do rei D. João IV, casou em 1661 com Carlos II rei de Inglaterra, tornando-se assim rainha desse reino. Sendo portuguesa, D. Catarina estava já habituada aos produtos vindos do Oriente, como o chá e a porcelana, mas para os ingleses tudo isso era ainda novidade. O chá em Inglaterra era visto apenas como algo medicinal.
Quando D. Catarina chegou em 1662, trouxe consigo o seu tão apreciado chá e serviços de porcelana chinesa onde o servia. Este exótico hábito que a nova rainha estrangeira e as suas aias introduziram na corte, rapidamente se espalhou por toda a nobreza inglesa, passando o chá a ser associado à alta sociedade e às boas maneiras. Ainda hoje, a expressão “falta de chá” é sinónimo de alguém sem maneiras e boa educação.
Atualmente esta importante rainha e figura histórica encontra-se sepultada no Panteão Real da Dinastia de Bragança no Mosteiro de São Vicente de Fora.
📸 D. Catarina de Bragança por Jacob Huysmans (1665). Coleção do Patriarcado de Lisboa.