7 de Janeiro de 1830: Faleceu D. Carlota Joaquina, esposa de D. João VI e rainha consorte de Portugal

7 de Janeiro de 1830: Faleceu D. Carlota Joaquina, esposa de D. João VI e rainha consorte de Portugal.

Destacava-se como uma das mais importantes infantas de Espanha, sendo que era a filha primogénita do rei D. Carlos IV de Espanha. Em 1785 com 10 anos de idade casou-se com D. João Duque de Beja (futuro D. João VI), segundo filho da rainha D. Maria I de Portugal, numa tentativa de melhorar a relação entre os dois reinos. Após a morte do filho primogénito de D. Maria I, D. José príncipe do Brasil, D. João e D. Carlota ambos se tornaram herdeiros da coroa portuguesa.

A presença de D. Carlota Joaquina em Portugal, ficou fortemente marcada pelo descontentamento quer da corte portuguesa quer do povo com as suas ações, que a intitularam como a “Megera de Queluz”, por alegadamente favorecer os interesses da coroa espanhola e de conspirar contra o seu marido.

Mais tarde, como uma das principais defensoras do partido absolutista, acabou por ser afastada várias vezes para exílio, até que definitivo no Palácio de Queluz, onde viria a falecer em 1830. Jaz atualmente no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora.

📷 Retrato de D. Carlota Joaquina.