
Dia Internacional da Mulher 🌷
Neste dia recordemos a primeira rainha reinante em Portugal, D. Maria I (1734-1816) que subiu ao trono em 1777 após a morte do pai, D. José I. Até então Portugal só havia conhecido rainhas consorte, apesar de algumas, como D. Luísa de Gusmão, terem exercido regência no período de menoridade do herdeiro do trono.
D. Maria I era a filha mais velha de D. José I e D. Mariana Vitória. O casal régio apenas havia tido filhas, o que explica que a herdeira ao trono fosse uma mulher. Apesar de não ser novidade no contexto europeu, não era comum uma mulher reinar. E em Portugal a questão gerou problemas devido ao mito das Cortes de Lamego, que alegadamente proibia uma mulher casada com um estrangeiro de herdar o trono. Assim, a solução encontrada para D. Maria, foi casá-la com o próprio tio, futuro D. Pedro III, 17 anos mais velho do que ela.
D. Maria I não foi apenas a primeira rainha reinante em Portugal, foi também a primeira monarca europeia a atravessar o oceano Atlântico e a pisar solo americano.
D. Maria I foi a única monarca da dinastia de Bragança que escolheu não ser sepultada no Mosteiro de São Vicente de Fora, pedindo para ficar na Basílica da Estrela, mandada construir pela própria. Para além dela, apenas D. Pedro IV é o monarca ausente no Panteão Real da Dinastia de Bragança, onde esteve sepultado até 1972, ano em que foi trasladado para o Brasil.