
DOM LUÍS FILIPE, PRÍNCIPE REAL
Em 21 de Março do ano de 1887, nasceu em Lisboa o príncipe D. Luís Filipe, filho primogénito da rainha D. Amélia e do rei D. Carlos.
Durante a sua infância, recebeu desde logo uma esmerada e rigorosa educação, que tornaram evidentes as qualidades do jovem herdeiro não só sociais e culturais, mas também posteriormente militares sob a supervisão do seu mentor Mouzinho de Albuquerque.
A partir da sua adolescência começa a ser progressivamente integrado nas funções oficiais do reino, participando e representando o rei de Portugal em várias visitas oficiais de chefes de estado estrangeiros.
Uma das visitas oficiais com maior destaque acabou por ser a viagem às colónias portuguesas em África que realizou em 1907, sendo que foi a primeira vez desde D. João VI que um príncipe português voltou a visitar os territórios ultramarinos.

D. Luís Filipe viria a falecer no ano seguinte juntamente com o seu pai D. Carlos, no dia 1 de fevereiro de 1908, ao tentar defender a sua família durante o regicídio que ocorreu na Praça do Comércio.
D. Carlos e D. Luís Filipe foram sepultados no Panteão Real da Dinastia de Bragança no Mosteiro de São Vicente de Fora, alguns dias após o atentado.
📷 Princesa D. Amélia, Duquesa de Bragança, futura Rainha D. Amélia com o filho príncipe D. Luís Filipe ao colo, 1887.
